Postagem em destaque

Links para a obra do Rahmati

Nesse post você tem acesso a todas as minhas obras publicadas :) Os links para compra / leitura / download estão embaixo de cada imagem. ...

domingo, 24 de agosto de 2014

Flash forward, de Robert J Sawyer


Flash forward é um dos livros mais legais que li, em se tratando de ficção científica. Não gosto de ficar repetindo a sinopse dos livros na postagem, ainda mais quando deixo o link para o Skoob, mas, vá lá; ele conta a história de um acidente onde a consciência das pessoas é deslocada 21 anos para o futuro, por 2 minutos e alguma coisa — evento a que dão o nome do título do livro. Acontece que, enquanto isso tem curso, as pessoas ficam inconscientes, e muitas delas — muitas! — estão em atividades arriscadas, como descendo de escadas e viajando de avião... E o que muitas delas também veem nesses anos futuros não é exatamente o que elas desejavam ter visto, e é em torno dessas pessoas que gira a trama do livro.

Gostei bastante como a trama foi desenvolvida, assim como os personagens, e o autor não teve receio de tomar as atitudes que julgava necessárias para o andamento realista da trama, e isso é um puta ponto a favor. Odeio soluções forçadas, adocicadas, para que tudo dê certo no fim. A vida simplesmente não é assim, nem tudo têm de dar certo. Os personagens não são os mais legais, em termos de "pessoa" mesmo, mas isso também confere certa veracidade ao livro.

Agora uma coisa legal de se ver/ler, são as "previsões do futuro" que o autor acaba fazendo, como a descoberta do bóson de Higgs, o presidente norte-americano negro (o livro foi escrito em 1999, mas se passa em 2009) e outras coisinhas que eu não me lembro agora; ele erra também, claro, em outras coisas, como o destaque que ele dá aos videocassetes, já praticamente aposentados por essa época, mas demos  a ele também o desconto necessário, né? (Pelo menos não são aquelas fitas perfuradas do Asimov, hehe.)

Achei, enfim, uma obra muito divertida de ler, hard sci-fi mesmo, com toda aquela reflexão que o evento central deve causar nesse estilo de literatura, e bem escrito como muito poucos que chegam aqui no Brasil — inclusive, uma coisa a se notar é que esse autor é bastante prolífico, e por causa da insuficiente chegada desses títulos aqui em nossa terra, eu tenho que dizer que o desconhecia totalmente.

Claro que o panorama está melhorando de uns anos para cá, com casas editoriais trazendo cada vez mais títulos interessantes, mas tô vendo que vou é ter que abrir minha própria editora, para traduzir essas pérolas da fantasia, terror e ficção científica — como as obras Ancillary justice de Ann Leckie; La corte de los espejos de Concepción Perea; The snow queen de Joan D. Vinge; e as Paprika e Hell de Yasutaka Tsutsui; como muitas outras mais antigas e para nós desconhecidas — que dificilmente chegam/chegarão por aqui...

Enfim; ««««/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário