Postagem em destaque

Links para a obra do Rahmati

Nesse post você tem acesso a todas as minhas obras publicadas :) Os links para compra / leitura / download estão embaixo de cada imagem. ...

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O mapa da podosfera brasileira


Sou apaixonado por podcasts — e quem me conhece sabe bem disso. Acompanho atualmente 34 deles, mas já ouvi episódios de muitos outros, dentre nacionais e gringos, e boa parte do que aprendi recentemente veio do incrível conteúdo que eles proporcionam. Não posso deixar de dar importância, também, aos episódios que vêm meramente para nos fazer dar risada e desanuviar nossa mente da brutalidade da vida real.

Assim, eu meio que sentia necessidade de “devolver" o carinho com que eles produzem para os ouvintes esse tipo de conteúdo — e então, após ouvir o Ivan Mizanzuk do AntiCast mencionar o grupo fechado do podcast do Facebook, a Cracóvia, e a suposta “terra" do Mundo Freak, o Freakistão. tive o “tchan" mental e desenvolvi essa ilustração:


É claro que é só uma brincadeira, e nenhum elemento nesse mapa se propõe a significar tamanho ou representatividade do podcast para a cena atual. Só fica claro que eu puxei sardinha para os que eu ouço mais, rs.

A todos os podcasters, mais uma vez, meu muito obrigado pelas infinitas horas de diversão! :D

(Para a imagem em tamanho estupidamente grande, CLIQUE AQUI.)

Atualização:
Conforme pedidos, seguem os podcasts retratados no mapa.

NerdCast
Matando Robôs Gigantes
RapaduraCast
99 Vidas
Reloading
O Melhor Podcast do Brasil
AntiCast
Feito por Elas
Salvo Melhor Juízo
Não Obstante
Três Páginas
Visual+Mente
Projeto Humanos
É Pau É Pedra
Radiofobia
Na Porteira
Mundo Freak
Ponto G
Crazy Metal Mind
Troca o Disco
Papo Lendário
CabulosoCast
LivroCast
LiterárioCast
Hora M
Agentes do LIVRO
O Drone Saltitante
PodEspecular
Ghost Writer
A Taverna do Fim do Mundo
Curta Ficção
Gente que Escreve
30:MIN
Hora Alucinógena
Os 12 Trabalhos do Escritor
Morango
O Arquivo dos Sonhos Perdidos
Ex Libris
Xadrez Verbal
Thunder Radio Show
Baião de Dois
Judão
[Os diversos podcasts de esportes da Central 3]
A Voz de Delirium
SciCast
Café Brasil
Papo de Cafeteria
SpheraCast
Falha Crítica
Dragões de Garagem
Escriba Café
Papo de Gordo
Papo de Fotógrafo
Um Milkshake Chamado Wanda
Miçangas
GVCast
Pelada na Net
O Nome Disso É Mundo
UltraGeek
BiboTalk
Irmãos.com
Minutos de Silêncio
Galera do RAU
Melhores do Mundo
Não Ouvo
PQPCast
LíderCast
LexCast
Jogabilidade
BrainCast
Mamilos
Caixa de Histórias
Zing!
Mupoca
Spoilers Talk Show
Pouco Pixel
Tecnicalidade
Naruhodo
Código Aberto
BeerCast
Papo H
Meia-Lua Cast
Iradex Podcast
PH Santos Show
Sem Fim
Sete Reinos
Pilotando
[E uma homenagem aos demais podcasts, com a Ilha dos Iniciantes e a União dos Estados Podcastais Independentes]


83 comentários:

  1. HEHEHEHE

    Como professor de Geografia e PodCaster eu estou muito honrado com a ilha Miçangas e com o Scientos! Amei! parabéns pelo mapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Só perdoe pelo Mt. Prometheus kkk

      Excluir
    2. interessante que Scientos serve tanto pro Scicast como pra Voz de Delirium hsaushashsa

      Excluir
    3. Parabéns pelo trabalho! Atualiza aí com o AnimeSphere, Podcast de animes, mangás e cultura japonesa... Somos amigos de vários desses podcasts que você tem listados. Grande abraço!

      Excluir
  2. Que lindo o Monte Jung lá na Terra Lendária!

    Muito lindo este mapa moço!

    ResponderExcluir
  3. Só uma dúvida, cadê o MdM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela vermelhinha lá no topo do mapa...?
      ;)

      Excluir
    2. Está atraixxxxx de voshean... ;)
      Mas sério todo mundo sabe que muitos desses podcasts foi inspirado tanto pelo Nerdcast quanto pelo MDM. Achei o MDM muito escondido...

      Excluir
    3. Claro que não é uma arte perfeita; acaba refletindo a minha percepção particular da Podosfera, ressaltando os que ouço/conheço mais...

      Excluir
    4. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  4. Ei... Dá pra fazer um Jogo legal com este Mapa !

    ResponderExcluir
  5. Que absurdo isso ai, pelada na net deveria ser o maior no mapa, afinal e o melhor podcast do brasil

    ResponderExcluir
  6. FODA MANO FICOU BEM LEGAL ACHO Q FALTOU UMA ESTÁTUA MINHA OK MELHORE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Príncipe negro para imperador dá porra toda

      Excluir
  7. Fake... Pelada na Net >>>>>>>>>>>>>> esses podcastizinhos ai. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por mapear a terra podcastal e a nossa Ilha! O "De Por quê? Pra PQP! (PQPCast)" agradece! S2!

    ResponderExcluir
  9. Aê, Rodrigo! Que massa, cara! Não sei se tu já me ouviu falar no ONDEM que, se quiser me entreter, é só me mostrar um mapa. Só te digo uma coisa: ficou difícil trabalhar hoje à tarde desde que vi teu mapa. Só me tira uma dúvida: o Mar da Conexão tem a ver com a gente ou foi só coincidência?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho cara...ficou show.
    Agora quero ver um Animador criar umas animações com o povo das ilhas batalhando entre sí no GoT.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante e divertido o mapa. Senti falta da galera de games como Overloadr e Jogabilidade, mas está valendo pela imensa amostragem retratada!

    ResponderExcluir
  12. e Rodrigo...só mais uma coisa...existe um Podcast queio se desacando mt com altos números de audiência...na pegada de Humor. A Turma do Minuto de Silêncio Podcast ( MDS). Se rolar a versão atualizada do Mapa sentiremos orgulhosos em ganhar um pedacinho de terra no PodcastLand.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  13. Parabéns pelo trabalho.
    Espero que um dia, a minha ilha do Podescrever (projeto piloto), seja mapeada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Excelente! Quando rolar uma atualização não esquece de colocar o Minuto de Silêncio por aí! grande podcast de humor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  15. Ficou show, muito criativo! Mas por gentileza inclua na próxima atualização o PodCast Minuto de Silêncio, na minha opinião o melhor no quesito humor. Uma galera que manda temas pra lá de interessantes e de forma irreverente. Recomendo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  16. Sensacional! Muito bem feito e criativo. Espero ver o Minuto de Silêncio na próxima atualização. Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  17. Porra trabalho fantástico, acho que até da pra fazer mais baseado em algo "real" se pegar o número de ouvintes médios de cada podcast... bom sei que isso seria mto trabalho mas é de se pensar.

    Poderia listar os podcast que estão no mapa? Não achei o Scicast por exemplo. Alguns eu não reconheço, assim como acho que alguns lugares são aglomerações de diversos, como a Livrolândia, certo?

    Enfim belo trabalho e da próxima tem que ter o Minuto de Silêncio também. Rs...

    ResponderExcluir
  18. AHHHHH!!!! O FREAKISTÃO É LINDO!!! LINDO DEMAIS!!! (tô puxando brasa para nossa sardinha mesmo hehehehe) Adorei o projeto do mapa, cara!!! E aquela plataforma Miro?? Cara, que demais!!!! Forte abraço da Priss Guerrero, que ajuda nas pautas do Mundo Freak e do Mixtape. ;) E pelamor, cara, coloca um Disqus aí! ahhaha

    ResponderExcluir
  19. Que trabalho lindo! O pessoal da Galera do RAU deve estar em Atlântida...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  20. Olá Rodrigo, muito legal a sua iniciativa, como produtor de conteúdo, acho sempre válido quando alguém divulga a mídia podcast. O Mapa ficou incrível, mas senti falta da Ilha dos religiosos, ou pode chamar da Ilha da Fé dos Sete se quiser hehe. Mas existem podcasts religiosos com certo destaque. Cito dois podcasts cristãos. O Irmaos.com, que já existe a 10 anos, foi o nosso pioneiro e tem uma média de 10k por episódio. E cito o #BTCast do site bibotalk.com Um podcast de teologia que tem uma média de 14k por episódio e batemos a marca de 3 milhões de downloads esse mês. Existimos há 5 anos. Já gravamos com Eduardo Spohr, Átila e Pirulla, Felipe Figueiredo, Marco Gomes, pra citar pessoas que vcs conhecem. Dois de nossos integrantes já gravaram Anticast e Xadrez Verbal. Somos pequenos mas estamos aí, e se o mapa é sobre "O mapa da podosfera brasileira", se quiser nos considerar, nossa gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele deixou claro: "Só fica claro que eu puxei sardinha para os que eu ouço mais, rs." -- talvez vocês não estejam aí, porque ele não conhece o projeto ou não curte.

      Excluir
    2. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
    3. Pow brother,fiquei honrado. Valeu mesmo pela consideração! Valeu mesmo!

      Excluir
  21. MARAVILHOSO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O legal é que só entende esse mapa quem curte mesmo podcast rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Qual seria o podcast da República dos Estados Unidos da Livrolândia? Acho que é um dos poucos que eu não conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A República dos Estados Unidos da Livrolândia é composta por um conjunto de podcasts que tem a ver com literatura. Tem A Terra Cabulosa (cabulosocast), o Covil (Covil de Livros)... E os outros eu não conheço mas devem ter a ver....
      Será que o canal da porteira tem a ver com o Na Porteira Cast? Acho que sim. E ao Sul tem a Ilha do Drone (Drone Saltitante)... Pesquei esses.

      Excluir
    2. Exato, é um aglomerado porque o pessoal desses casts é muito unida… Temos nessa República: CabulosoCast, LivroCast, LiterárioCast, O Drone Saltitante, A Taverna do Fim do Mundo, PodEspecular, Curta Ficção, Agentes do LIVRO, Gente que Escreve, Os 12 Trabalhos, Hora M, Ghost Writer, Ex Libris, 30:MIN, Covil de Livros, Morango, e o meu a estrear em dezembro O Arquivo dos Sonhos Perdidos ;)

      Excluir
  23. Cara, ficou sensacional! Quero imprimir e emoldurar haha mas Poxa, só achei que ficou faltando os podcasts de cunho religioso, que eu curto muito. Dá uma procurada depois, um deles, o irmãos.com, por exemplo, começou antes do Nerdcast. Tem também o btcast, no barquinho, contra ponto. Sugiro todos, porque também tratam de assunto além da religião e espiritualidade, como cultura pop e cotidiano. No mais, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  24. Não Ilha e Mar da Alfinetada entre o NC e o Rapadura foram as coisas que eu mais gostei. E deixo aqui uma indicação, ouça o Minuto de Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei um pirata para mapear melhor o mundo, confere lá o mapa agora ;)

      Excluir
  25. 12 lindas ilhas gregas para o 12 Trabalhos! Muito bom trabalho Rodrigo! Já compartilhei ;)

    ResponderExcluir
  26. Muito Bom!!! Parabéns!!! Adorei a oposição geopolítica (nerd, pop, liberal) versus (cultura, social democrata)...;)

    ResponderExcluir
  27. Fica a dica dos podcasts da central3 que é d ende vem o XadrexVerbal que hoje está gigante, talvez eu não tenha visto se estiver lá.
    P.S.:
    Qual a treta entre nerdcast e FreakCast? Nunca entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a treta é mais entre o NERDCAST e o ANTICAST.

      O anticast tratou de um tema... que o nercast tem bastante culpa no cartório... embora eu perceba melhoras deles nestes tempos, ao menos não passa na edição alguns absurdos de outrora.

      http://www.b9.com.br/60430/anticast/anticast-198-o-machismo-e-outras-coisas-no-mundo-nerd/

      Excluir
    2. Se for por causa do vale em disputa, é só uma brincadeira porque tanto o Ivan do AntiCast quanto o Andrei do Mundo Freak tem romances sobre demônios... E a Terra do Metal tá na disputa porque, afinal, é heavy metal né, rs.

      Excluir
  28. Primeiramente, parabéns! Arte muito massa!
    Fiquei na duvida se o Spheraland seria pelo SpheraCast da Gamesphera. Estou com uma pontinha de esperança que sim :D

    Parabéns, grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Que trabalho bonito, achei muito legal e concordo com as divisões geográficas.

    Eu ainda colocaria monte dos mamilos, e também alguma ilha ou algo assim do Salvo Melhor Juízo, um super podcast jurídico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão lá, respectivamente a Ilha das Polêmicas, no Arquipélago das Nove Tempestades, e o Rio do Juízo, na Cracóvia.

      Excluir
  30. Tem alguma referência ao AlgumaCoisaCast?

    ResponderExcluir
  31. Cadê o No Barquinho e todos os agregados a esse?

    ResponderExcluir
  32. Incrível esse mapa! Muito legal mesmo.

    Só faltou o Filosofia Pop! hahahaha

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  33. Muito massa o mapa. Entretanto, são sei se sou só eu, mas faz falta o Iradex e seu pequeno arquipélago Ilhadex com o istmo Sem-fim e a ilhota 7 Reinos...

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Add iradex e jogabilibarco 10/10...
    Mas não achei as carvernas subaquaticas do Overloadr ainda

    ResponderExcluir
  37. Rodrigo, postei na Gamesphera sobre seu mapa, espero que não se incomode. Obrigado pela referencia do SpheraCast. (http://www.gamesphera.com.br/2016/12/mapa-da-podosfera-brasileira.html)

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo belo trabalho artístico. E o Spheracast surgindo para o mundo!

    ResponderExcluir
  39. Enquanto isso o Opexcast está navegando por todos esses mares em busca de se tornar os reis dos podcasts.

    ResponderExcluir
  40. Como ouvinte de alguns podcast, fiquei maravilhado com seu Insite de fazer essa ilustração. Fique sabendo, meu nobre, que passei horas maravilhosas sobre ele...vc , com sua criação me fez refletir...me abstrair...acho que vou mandar, se vc permitir...imprimir e por no meu escritório. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, mas é um prazer saber que o desenho agradou tanto :D
      Obrigado pelo comentário, e pode imprimir sim, claro!

      Excluir