Postagem em destaque

Links para a obra do Rahmati

Nesse post você tem acesso a todas as minhas obras publicadas :) Os links para compra / leitura / download estão embaixo de cada imagem. ...

terça-feira, 7 de março de 2017

Desafio literário Clube de Autores


Todos que me acompanham sabem que publiquei meu primeiro romance, O arquivo dos sonhos perdidos, pelo Clube de Autores — uma plataforma de autopublicação semelhante à Amazon, mas o que essa última faz com e–books, a primeira faz com livros impressos.

Acontece que, por não haver nessas plataformas o crivo de um editor, muita tranqueira é publicada. Talvez 90% de tudo o que é nelas publicado — ou até mais —, na verdade. Só que acontece, também, de acharmos pérolas no meio de tanta caca…

E é nesse sentido que lanço a mim mesmo o desafio Clube de Autores, para esse ano de 2017 :D

Vou, através desse desafio, comprar e avaliar, ao longo do ano, aqui no blog, 7 obras que me parecem promissoras, de diversos gêneros literários. Vou dedicar meu escasso tempo de leitura e meu precioso espaço na lista de leituras para essas obras, e depois dizer se atingiram ou não minhas expectativas.

São essas as obras (a ordem é meramente ilustrativa e não reflete, necessariamente, a ordem de compra ou leitura):


1. Teorema de Mabel, de Matheus Ferraz


Sinopse: Para Mabel, a chance de trabalhar como datilógrafa para o maior nome da literatura brasileira era inacreditável — justo ela, que sempre sonhara em ser uma grande escritora! Mas Milton Dantas agora não era mais do que uma criatura moribunda e incapaz de escrever uma linha sequer. Mabel decide seguir em frente e escrever o livro, mesmo que isso signifique perder sua sanidade. Mas por que teria sido ela escolhida para o trabalho? A resposta está na sua aparentemente inofensiva máquina de escrever, que esconde um segredo terrível.

Expectativa: Imagino ser uma obra mais voltada para o young adult, com toques do realismo mágico de Carlos Ruiz Zafón e sua trilogia O Cemitério dos Livros Esquecidos.

*

2. A eleição, de Rodrigues dos Santos


Sinopse: Ávido por poder, o prefeito carioca Fernando Leta entra em mais um ano eleitoral sedento por vitória. O desafio dessa vez é eleger um aliado para o governo do Estado, de forma a expandir sua influência para fora da cidade que governa, de olho em voos mais altos rumo a Brasília.

O que Fernando não sabia antes desse ano eleitoral é que seu sucesso político cobraria um preço muito alto da sua família. Comprometido com acordos políticos, alianças improváveis e cercado por pessoas que não pode confiar, Fernando precisa enfrentar seus adversários enquanto elege qual é sua verdadeira prioridade.

Expectativa: Me parece ser um drama interessante, se tiver sido bem escrito, já que parece ter a intenção de tratar dos nossos tempos. Talvez possa descambar para um thriller.

*

3. A última tribo, de Guilherme Pimenta


Sinopse: Em uma tribo isolada do mundo, Yxyry — perto de se tornar pai — vê sua família definhar com pouca comida e água escassa. Temendo por todos, ele começa uma jornada para desafiar seus deuses, cruzando uma fronteira proibida para seu povo: a Fenda do Mundo.

Nessa história emocionante, siga a jornada de um ser humano enfrentando o desconhecido para salvar seus entes queridos — e como este confronto pode mudar uma pessoa para sempre.

Expectativa: Não costumo me atrair muito para estórias tribais, indígenas, e coisas desse tipo… mas algo nessa sinopse me faz imaginar ter um “algo mais” aí. Espero uma aventura–pipoca de fantasia.

*

4. Vós sois máquinas, de Goulart Gomes



Sinopse: No futuro, um androide estabelece contato com uma inteligência de outra dimensão, provocando grandes transformações na sociedade.

Expectativa: Essa sinopse é a mais curta e a que mais me agradou — tanto que este foi o livro que descobri há mais tempo, antes mesmo de saber o que era o Clube de Autores. Além de ser ficção científica, meu gênero preferido.

*

5. Universo desconstruído: Ficção científica feminista vol. II, organizada por Lady Sybylla e Aline Valek


Sinopse: Segunda coletânea de ficção científica feminista brasileira. Oito autores e autores brasileiros, oito universos diferentes, desconstruindo mundos.

Expectativa: Já comprei e li a primeira coletânea da Sybylla e da Aline, e adorei. Muitos contos bons, alguns incríveis, então a expectativa para o segundo volume é alta.

*

6. Unicelular, de Tarsis Magellan


Sinopse: Rosa Villar, agente da ABIN, é chamada às pressas para investigar o envenenamento do filho de uma influente jornalista americana que estava de férias, numa das belas praia do Brasil. O que Rosa não imaginava é que o bem–estar da criança estaria ligado intimamente a membros do alto escalão da embaixada dos Estados Unidos. E, caso a cura não seja encontrada a tempo, problemas diplomáticos surgirão entre os dois países.

A agente tem fortes indícios de que a Biotech, uma grande empresa farmacêutica chinesa, está envolvida no incidente e comanda uma empreitada gigantesca no país. Isso a levará ao centro de controle da Biotech, na Ilha de Trindade.

Lá, Rosa será apresentada à Iniciativa Unicelular, um projeto que ela somente imaginou existir em histórias fantásticas. No entanto, ela sente que algo mais está à espreita, capaz de colocar não só a sua vida, mas a de todos em risco.

Envolta em uma teia de mentiras, conspirações, segredos corporativos e inúmeras mortes, Rosa deve descobrir os mistérios escondidos em um lugar onde não só o homem, mas também a natureza, serão seus piores inimigos.

Expectativa: Parece–me um thriller de ficção científica com toques de horror, bem no estilo dos jogos Resident evil e Parasite Eve… Já havia começado a ler o primeiro capítulo da obra no Wattpad, e a escrita do autor me agradou.

*

7. Zé Calabros na Terra dos Cornos, de Tiago Moreira


Sinopse: Entre a caatinga e o mar, a Cornália é uma terra hostil, governada por coronéis, ameaçada por cangaceiros e habitada por feras lendárias.

É uma época de terror. O Rei do Cangaço se ergue no leste, isolando a região e espalhando violência em sua cruzada sangrenta.

Porém, quando o errante Zé Calabros, cabra–macho do sertão, salva a vida de um náufrago misterioso, inicia–se uma travessia perigosa por essa terra fantástica.

No caminho, nossos heróis insólitos — e também você, leitor — encontrarão engenhos terríveis, feiticeiros poderosos, monstros selvagens e bandidos cruéis.

Esta é a jornada de Zé Calabros na Terra dos Cornos.

Expectativa: Essa é a obra mais recente dessa lista, em publicação e em descoberta — e é de longe, para mim, a mais curiosa. Fantasia numa versão do Sertão Nordestino, com uma capa muito divertida e um título muito engraçado? Podem ter certeza que as expectativas para esse livro estão altas :)

*

É isso aí! Está lançado o meu desafio a mim mesmo, hehe, e, caso vocês se interessem por alguma(s) dessas obras, o link para elas está no próprio nome, é só clicar e comprar :)

Sigamos prestigiando a literatura nacional, estando ela em editoras ou não ;)

* * *

Atualização em 10/04/17: Foi feita a substituição de uma das obras do desafio original, como relatado nessa postagem.

7 comentários:

  1. Bom dia,
    Muito interessante esse desafio, gostaria que um dia meus livros também fosse avaliados assim. Grande abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Poderia avaliar o meu, HERANÇA VIVA, veja meu blog em josewaenyescritor.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. ~Dou uma sugestão: PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE AMOR, na sua próxima seleção. Boa leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tem também, da autora Neuza Holander o romance AMOR ENTRE HOMENS.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo!!! Como disse na postagem do clube de autores (também publico livros lá), adorei a sua iniciativa, que eu como blogueira, leitora e escritora não tive (risos envergonhados). Parabéns e ótima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigado, e sempre é hora de tentar um desafio também :P

      Excluir