Postagem em destaque

Links para a obra do Rahmati

Nesse post você tem acesso a todas as minhas obras publicadas :) Os links para compra / leitura / download estão embaixo de cada imagem. ...

domingo, 5 de outubro de 2014

Dá pra acreditar na Urna Eletrônica?


Ainda não fui votar nessas tristes eleições de 2014 para presidente... A motivação está bem oculta, difícil de ser encontrada, quando paira no ar tamanha dúvida sobre o sistema que o Brasil usa para a votação.

Será que podemos acreditar mesmo na urna eletrônica...? Sabemos todas as coisas de que a informática hoje é capaz; seria tão difícil assim instalar um programa que solte um relatório inicial com todos os candidatos com 0 votos, e depois, na hora das apurações, um relatório final que cuspa um resultado já pré-programado?

Sempre tive esses questionamentos, mas agora, com um aplicativo chamado Boca de Urna, para Android e iOS, que, até esse momento, tem mais de 35 mil intenções de voto cadastradas, e que mostra uma discrepância tão grande entre as pesquisas "oficiais", do IBOPE e DataFolha... Nesses dois "grandes", a Dilma Rousseff tem mais de 40% das intenções, quando no aplicativo ela tem apenas 10%... Sei que existem as questões dos chamados currais eleitorais, mas, mesmo assim, não deviam esses institutos também fugir deles...? Segundo o Boca de Urna, teríamos 2.º Turno, mas entre Aécio Neves, em primeiro, com 40 e tantos por cento, e Marina Silva, em segundo com 20 e poucos. Outra discrepância é em relação às pesquisas para a candidata Luciana Genro, com 6% no aplicativo, muito além dos 1% que a mídia televisiva lhe dá... Na minha interpretação, esse 1% fajuto vem a calhar quando a intenção é minimizar a força que a candidata tem com um tempo de propaganda muito menor que o dos principais candidatos... E, assim, atrapalhá-la em eleições futuras...

Longe de mim estar dizendo que o voto em cédulas de papel é mais seguro; de forma alguma  é tão "roubável" quanto o eletrônico. Tudo o que eu gostaria é de ter certeza que a escolha do povo seria a mesma televisionada à noite...

E, assim, fazer valer a gasolina que eu vou gastar para me deslocar até a escola onde voto.

Seria assim a verdade...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário