Quem não gosta de listas, tops e afins, não é? É uma boa maneira de dizer mais sobre nós mesmos, e a estrutura de tópicos nasceu para a internet. Assim sendo, esse será meu primeiro Top, sobre as bandas que eu mais gosto no gênero metal. Tentei escolher as 10 melhores, mas não consegui - hehe.
Obs.: Os vídeos não necessariamente são dos álbuns citados como os melhores das referidas bandas, ok?
1 - Angra. Não poderia colocar outra banda em primeiro lugar, senão o Angra. A mistura que eles fazem com elementos musicais brasileiros, as melodias das músicas mais power metal, as baladas sentimentais, tudo isso conta na pesagem final dessa excelente banda, com excelentes músicos, criativos e virtuosos, e cada um que já passou por ela mereceu e deixou suas marcas indeléveis. Seu melhor disco, na minha opinião (pararei de dizer isso, já que é óbvio que tudo o que direi aqui se trata da minha opinião - se duvida, leia novamente o nome do blog), é o Holy land, de 1996.
2. Dream Theater. O suprassumo do metal progressivo está aqui. Sem se esquecerem das melodias - e das baladas, coisa que eu gosto muito. Músicas longas, cheias de mudanças de melodias, passagens instrumentais, um vocal que consegue transmitir a emoção que precisa... Seu melhor disco é o Metropolis pt. 2: Scenes from a memory, de 1999.
3. Andre Matos. Talvez esse terceiro lugar esteja equivocado, mas não consigo refinar mais a lista do que esse resultado final. Estou avaliando, no Andre Matos, o vocalista, mais do que a banda solo. Não consigo dissociar ambos. Embora a banda AM não tenha lançado clássicos instantâneos ultimamente, o cantor AM é foda, e mesmo que não lançasse nada, ainda estaria aqui. Seu melhor disco é o Time to be free, de 2007.
4. Almah. De um projeto solo do então vocalista do Angra, Edu Falaschi, surgiu um banda fantástica. Inclusive, uma que consegue melhorar a cada lançamento. Arrisco dizer que o EF é o melhor compositor de metal no Brasil nesse momento. Seu melhor disco é o mais recente, o Unfold, de 2013.
5. Mägo de Oz. A alegria em forma de banda, e a única que canta em espanhol da lista. Folk Metal baseado na música celta. Ainda que tenha perdido seu (incrível) vocalista, pode ser que ainda tenha uma sobrevida interessante. Seu melhor disco é o Gaia II: La voz dormida, de 2005.
6. X Japan. O que dá se jogarmos Speed Metal, Punk Rock, Hard Rock, Visual Kei, J-Pop e J-Rock numa panela de pressão? X Japan! Enquanto não lançam seu novo disco (a democracia chinesa deles), seu melhor disco é o Jealousy, de 1991.
7. Shaman. Nesse momento em que vos escrevo, não se sabe se a banda Shaman 2.0 acabou ou não, mas, enquanto isso, ela se mantem na 7.ª posição da lista. Gosto tanto da primeira fase quanto da segunda, mas o melhor disco ainda é o Ritual, de 2001. Aliás, um dos melhores de todas as bandas de todos os tempos, que isso fique registrado.
8. Within Temptation. Uma banda que começou Doom Metal, passou pelo Gothic, se consolidou no Symphonic Metal e fez uma cagada fenomenal no disco mais recente. Aquilo, pra mim, é Pop Metal (ou Dance Metal), se é que isso existe. Enfim; isso não tira os méritos das coisas boas que eles já fizeram. Seu melhor disco é o Mother Earth, de 2000.
9. Nightwish. Apesar dos problemas mentais do seu líder, é uma banda foda, que sai com umas músicas incríveis, como a The poet and the pendulum e a Meadows of heaven - sim, eu sou um dos poucos que gosta mais da fase da Anette Olzon, e por isso considero o melhor disco deles o Dark passion play, de 2007.
10. Helloween. Não precisa nem falar muito dessa, né? Os fundadores do Metal Melódico, conforme é aceito no meio internético atualmente (embora eu ache que os criadores desse gênero foram os Rainbow, com a música Spotlight kid, em '81). Seu melhor disco é o Keeper of the seven keys pt. II de 1989 (existem dúvidas quanto a isso?).
11. Sonata Arctica. Metal com melodia, ou melodia em forma de metal. Ou melodrama em forma de metal, hehe. Seu melhor disco é o Winterheart's guild, de 2003.
12. Avenged Sevenfold. Fodam-se os haters. Gosto mesmo. Músicos fodas, um baterista compositor foda que morreu antes da hora, um vocal diferente do padrão, estilo moderno, baladas fodas. Seu melhor disco é o auto-intitulado Avenged Sevenfold, de 2007.
13. Lacrimosa. Gothic/Symphonic Metal cantado em alemão e inglês, extremamente emocional, simplesmente incrível (inclusive, subiu algumas posições enquanto eu escrevia isso). Seu melhor disco é o Stille, de 1997.
14. Avantasia. A banda/projeto de metal mais épica, pretensiosa e megalomaníaca da história. Seu mentor e vocalista Tobias Sammet é o cara. Seu melhor disco é o The metal opera pt. I, de 2001.
15. Kamelot. A banda que trocou de vocalista e não trocou de voz. Incrível como o novo vocal é semelhante ao anterior (mas Roy Khan ainda é mais incrível, mesmo que esteja no limbo agora). É bem legal o clima Andrew Lloyd Webber que suas composições têm... Seu melhor disco é o The black halo, de 2005.
16. Pain of Salvation. Uma banda de metal e rock progressivo que consegue se reinventar a cada lançamento. O líder, vocalista e compositor Daniel Gildenlöw é considerado um gênio por muitos... Por mim? Não sei; só sei que o cara é incrível. Seu melhor disco é o Scarsick, de 2007.
17. Rammstein. Outra alemã. Palavras que a definem: Industrial Metal; pirotecnia; pornografia; graxa; gente esquisita. Hehe. E excelente. Seu melhor disco é o Reise, reise, de 2004.
18. Hangar. A banda solo de Aquiles Priester. Power Metal de primeira, com algumas músicas verdadeiramente ótimas. Algumas encheções de linguiça, mas mesmo assim merece estar aqui. Seu melhor disco é o The reason of your conviction, de 2007.
19. Iron Maiden. Agora fodam-se os fanboys. 19.º lugar tá é de bom tamanho. Tem excelentes músicas e discos, mas não consegue mais compôr nada de decente, e não sabe parar de se repetir. Seu melhor disco é o Seventh son of a seventh son, de 1988.
20. Galneryus. Minha segunda banda japonesa preferida. Suas melhores músicas são as mais Power Metal mesmo, por isso considero sendo seu melhor disco o Advance to the fall, de 2005, com a excelente música Silent revelation.
Mas, pô, Rahmati, não tem Metallica, Black Sabbath...? Não. Achou ruim? Azar o seu. Só tenha em mente que eu ouço - frequentemente - muito mais do que essas 20 bandas aí. Inclusive as que você é fanboy, hehe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário