Postagem em destaque

Links para a obra do Rahmati

Nesse post você tem acesso a todas as minhas obras publicadas :) Os links para compra / leitura / download estão embaixo de cada imagem. ...

domingo, 20 de abril de 2014

Filhos do fim do mundo, de Fábio M. Barreto



Esse feriado prolongado, onde fui forçado a permanecer em casa por conta de uma doença de minha sogra, tem me proporcionado a chance de quitar as dívidas com minha pilha de livros a ler  e o que terminei agora há pouco foi o Filhos do fim do mundo, do Fábio Barreto.

Fiquei em dúvida se escreveria esse post agora ou se deixaria para depois de digerir tudo... mas decidi escrever agora mesmo, ainda sobre o efeito da(s) emoção(ões) do final. E elas são conflitantes...

Começando do começo: o livro me surpreendeu positivamente desde o princípio. A escrita do Fábio Barreto é excelente, irrepreensível. E sei que, apesar disso, ela ainda vai melhorar mais com os próximos romances. É de um estilo diverso ao que eu considero mais agradável, o das longas frases, pensamentos misturados, frases dentro de frases, como essa, mas mesmo assim consegui ser surpreendido por seu estilo — e isso só pode ser um ponto a favor —, de frases curtas e de impacto. Lembra os aspectos bons de Stephen King e Dan Brown.

Quanto à história... Achei excelente, criativa e original mesmo. Quase desanimei na página 151 (quem leu sabe do que estou falando), mas sua saída foi genial! Hehe. Nos pegou direitinho.

O recurso dos personagens e lugares sem nome funcionou bem. Me lembrou o livro A falha, do escritor grego Antonis Samarakis — não sei se foi realmente uma referência, mas foi positivo relacioná-los para mim.

A única ressalva — repito, para mim — foi quanto ao final. Sim, sei que todo mundo gostou, mas eu já estava em lágrimas na cena do jipe e realmente tomei um choque quando a situação se reverteu. Juro que não esperava por isso, estava esperando o final mais... previsível? Mas mesmo assim reconheço que foi a resolução mais satisfatória. Não comprometeu o livro, para mim. Foi realmente uma boa história, e um dos melhores livros de autores nacionais que já li.

Recomendo que leiam essa obra, e digam: quem vocês vão ser no fim do mundo?

Eu certamente não serei o Blogueiro. Confesso que estou mais para os que não apareceram na história, e ficaram quietinhos em casa, esperando o fim de tudo, hehe.







««««/5  muito bom.

2 comentários:

  1. Oi Rahmati, tudo bem?

    Queria te agradecer pelas palavras e pela compreensão. Escrever livros não é nada fácil, mas saber que há leitores capazes de entender o que se passa nas páginas justifica todo o trabalho. Nunca li o Samarakis, mas vou procurar mais sobre ele depois da sua colocação :)

    Grande abraço,
    Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Fábio Barreto! É uma honra ter um Escritor por aqui! =)

      Se aceita de fato a indicação, leia mesmo A Falha. É um livro pequeno, mas amplo em emoção, como o seu.

      E aguardo a próxima obra com a expectativa lá em cima! (Viu no que dá escrever bem?)

      Abs!

      Excluir